segunda-feira, 5 de junho de 2017

Vantagens de viver no campo

"Mas não dominamos os nossos sentimentos", respondeu a mulher do pároco, "depende muito do físico e uma pessoa com pouca saúde nunca se sentirá bem em parte alguma." Concedi-lhe que isso era verdade.  "Então", prossegui, "vamos considerar isso uma doença e perguntar se não haverá um remédio qualquer." "Isso foi bem dito", interrompeu Lotte. "Eu acredito, pelo menos, que muito depende de nós. Sei-o por mim própria. Quando alguma coisa me inquieta, levanto-me e corro para o jardim, para cantar umas cantigas e, depois, passa-me." "Sim, é isso que eu queria dizer", assenti, "com o mau humor ocorre como com a preguiça, pois trata-se de uma espécie de preguiça, a que a nossa natureza é muito propensa e, apesar disso, se por uma vez recuperamos o ânimo, o trabalho faz-se por si próprio e encontramos na actividade um verdadeiro prazer." (...) "Prega-se contra tantos vícios", disse-lhe eu, "mas nunca ouvi dizer que, do púlpito, se tenha atacado o mau humor." "Isso são os párocos da cidade que têm de o fazer", disse ele, "os camponeses não têm mau humor. (...) Começaram todos a rir e ele também (...)"

J.W. Goethe, Werther.

Nenhum comentário:

Postar um comentário