segunda-feira, 15 de outubro de 2018

Monday mood (32)


Valorizo sobretudo quem trabalha. Há pessoas que valorizam quem é bonito, outras que valorizam quem tem dinheiro, fama, conhecimentos, poder, eu gosto de formiguinhas. Podia dar-me para pior.

Gosto do Ronaldo mais porque ele é trabalhador do que propriamente por ser meu conterrâneo. Mas reconheço na humildade e na abnegação de quem trabalha todos os dias sem se queixar e sem atender ao ruído à volta características do sítio de onde venho. Voltando ao Ronaldo, não faço ideia se ele violou ou não a menina, que tem nome, que não se pode deixar sem nome: Kathryn. Confesso que essa possibilidade me perturba, confesso que já não posso ver a cara nem de um nem de outro, sobretudo  porque me perturba a certeza de, no nosso tempo, neste mundo, nunca o virmos a saber. 

Parece-me também que é muito fácil a quem tem dinheiro, fama, conhecimentos, poder – no fundo é sempre o poder – usar e abusar de quem o não tem, sem sequer o valorizar – perceber, percebem sempre, vá. E também não me surpreende (muito) que, a reboque do feminismo e dos novos movimentos entretanto nascidos, muita menina aproveite para tentar melhorar a sua situação financeira. O que é pena, porque enfraquece a ideologia e descredibiliza os movimentos. 

Ainda assim, o abuso (sexual, moral, etc.) não é de hoje mas é uma realidade ainda hoje, não temos como negá-lo. E se vitimiza mais as mulheres do que os homens, isso resulta da assimetria inerente à relação de poder que coloca tendencialmente o homem no topo da hierarquia. Quando assumirmos isto como sociedade, sem excepções e sem adversativas, quando o não que se diz for o não que se ouve, quando houver mais mulheres no topo da hierarquia – sim, sim, é disto que se trata também – talvez se possa ouvir melhor. 

Não é não é não é não é não é não.

Nenhum comentário:

Postar um comentário